Cubatão Rejeita Pátio de Caminhões na Ilha do Tatu

Comunidade e poder público unidos contra projeto em área de preservação

Audiência sobre pátio de caminhões em Cubatão será em março

A Prefeitura de Cubatão, parlamentares e a comunidade local se uniram contra a proposta da Autoridade Portuária de Santos (APS) de instalar um pátio regulador de caminhões na Ilha do Tatu, uma área de preservação ambiental. Durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Ninhais de Guará-Vermelho, realizado na Câmara Municipal, foi criada uma comissão para exigir diálogo com a APS e garantir que a audiência pública sobre o projeto ocorra em Cubatão, e não em Santos.

A Ilha do Tatu, com 1 milhão de m², abriga um importante ecossistema de manguezal e é habitat do guará-vermelho, ave símbolo da cidade. Além disso, a região é cercada por núcleos habitacionais com mais de 40 mil moradores, que seriam diretamente impactados pelo aumento do tráfego de caminhões pesados. O prefeito César Nascimento afirmou que, enquanto estiver no cargo, não permitirá a instalação do pátio no local, criticando a falta de diálogo da APS e destacando que o Plano Diretor da cidade proíbe empreendimentos do tipo na área.

O deputado estadual Paulo Corrêa reforçou a necessidade de ouvir a população, que é majoritariamente contra o projeto. Já Sidnei Aranha, representante da APS, defendeu que áreas de preservação não são intocáveis e que compensações ambientais poderiam viabilizar o empreendimento. No entanto, a Prefeitura apontou inconsistências no projeto, como rotas inviáveis e falta de estudos ambientais adequados.

Como alternativa, a Prefeitura ofereceu uma área de 1 milhão de m² no Polo Industrial, já licenciada para empreendimentos. A proposta foi entregue ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que se comprometeu a analisar o caso. A luta contra o pátio na Ilha do Tatu segue firme, com a comunidade e autoridades defendendo o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Leia mais em https://www.cubatao.sp.gov.br/comunidade-prefeitura-de-cubatao-e-parlamentares-sao-contra-a-instalacao-de-patio-de-caminhoes-na-ilha-do-tatu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima